Blog

Calsimec participa da construção do viaduto da Rua Uberaba

Calsimec participa da construção do viaduto da Rua Uberaba

Já são 18 trabalhadores envolvidos e cerca de 560 horas de execução

A Calsimec está presente na construção do viaduto da Rua Uberaba desde o início de seu planejamento até a execução de suas operações. O convite surgiu da Construtora Paineira em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá para oferecer seus serviços de locação a partir de dezembro de 2019. No total, já somam 18 trabalhadores envolvidos direta e indiretamente no projeto e cerca de 560 horas de dedicação ao planejamento, visitas técnicas e execução.

A expectativa pela conclusão da obra é até agosto de 2020. Segundo o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, o viaduto tem estrutura mista, com uma parte de concreto e outra de estrutura metálica, tendo acessos no sentido bairro-centro e centro-bairro, com acesso à Avenida João Paulo II pelas vias laterais.  Cerca de 80% da obra já foi concluída.

A Calsimec, desde então, oferece soluções seguras e práticas para a movimentação das estruturas do viaduto. Disponibiliza material de elevação de cargas como cabos de aço, cintas de nylon, manilhas, caminhões Guindautos (Munck) de 10 toneladas e guindastes importados da Alemanha e China de 25 a 130 toneladas. Além, claro, da elaboração do Plano de Rigging, um plano de elevação de carga com estudo prévio que calcula as dimensões das cargas, seus pesos e capacidade dos guindastes, bem como as interferências possíveis no local.

São muitos os desafios diários enfrentados em um projeto de tamanha importância e proporção como a construção de um viaduto. Logo de início, a equipe Calsimec se deparou com um notável contratempo: a chuva. “A instabilidade dos guindastes num terreno sem compactação e com a presença de minas de água não foi uma tarefa muito fácil de encarar”, conta o gerente operacional da Calsimec, André Tadeu.

Ele ainda ressalta que entre os maiores desafios também está a movimentação de cargas críticas em local com presença humana, veículos e de animais; a elaboração do Plano de Rigging em local de pouco espaço, com interferências de galerias d’água subterrâneas, redes elétricas, edificações, materiais de montagens e o peso das peças a serem movimentadas, onde chega-se a mover até 57 toneladas com 31 metros de comprimento.

Mas já são mais de 40 anos de experiência, atendendo a região e contribuindo para o crescimento da economia. Entre algumas obras importantes, vale citar a participação na Construção da ponte do rio Quebra-anzol na BR-146, a construção da Bem Brasil Araxá e Perdizes, Laticínios Scala em Sacramento e Serra do Salitre, fábrica de ração Scala também em Sacramento, projetos de melhorias das barragens da Mosaic de Tapira, Araxá, Catalão e Uberaba, entre outras indústrias como CBMM, Kinross, Laticínios Jussara, Nestlé e Votorantim Metais.

Para a CALSIMEC é um imenso orgulho fazer parte do desenvolvimento da cidade, principalmente em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá. “Tais obras que visam melhoria de infraestrutura trazem consigo consequências positivas que irão perdurar por muitos anos. Participar destes momentos é fazer parte da história de nossa querida Araxá”, finaliza André Tadeu.